Pesquisar
|
DISMENORRÉIA OU CÓLICA MENSTRUAL
Mulher deitada com cólica menstrual
A dismenorreia, popularmente conhecida como cólica menstrual, é um sintoma que não afeta todo o público feminino. Estima-se que cerca de 50 a 90% das mulheres em idade fértil sofram com essas dores durante a menstruação. Em torno de 10% dos casos, as cólicas são tão fortes que as mulheres não conseguem fazer qualquer coisa no dia, sendo uma causa frequente de faltas no trabalho e na escola.
O QUE CAUSA A DISMENORREIA?
A dismenorreia não tem uma causa específica, mas as cólicas menstruais são muito associadas ao aumento dos níveis de prostaglandinas. Essa substância é um sinal químico das células que responsável por processos do corpo como o fluxo de sangue, inflamação e formação de coágulos.
Dismenorreia primária - os níveis mais altos de prostaglandinas desencadeiam as contrações uterinas, responsáveis pela chamada dismenorreia primária;
Dismenorreia secundária - sempre é causada por outro fator, como inflamações na região pélvica, tumores nessa região, miomas, cistos e também o uso do DIU.
AS CÓLICAS MENSTRUAIS PODEM NÃO ESTAR SOZINHAS
As dores da dismenorreia costumam ser mais fortes no primeiro dia da menstruação. Em cerca de 50% das vezes elas não estão sozinhas. As cólicas menstruais podem vir acompanhadas de outros sintomas, como:
Náuseas;
Vômito;
Dores de cabeça;
Diarreia;
Tontura;
Desmaio.
O QUE FAZER QUANDO AS CÓLICAS MENSTRUAIS APARECEREM?
Quando as cólicas menstruais aparecem mais fortes, fica muito difícil pensar em outras coisas. Porém, existem maneiras de diminuir a intensidade delas e conseguir passar pela menstruação de forma mais tranquila. Para lidar com a dismenorreia, você pode:
Aplique calor na região pélvica – seja com compressas de água quente ou uma bolsa térmica colocada no local da dor, utilizar o calor pode ajudar a aliviar as dores mais fortes desse período do mês.
Não fume no durante o período menstrual – se você é fumante, uma das recomendações que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais é não fumar durante esse período.
Coma de forma mais saudável – consumir mais verduras e legumes em sua dieta, além de diminuir a quantidade de alimentos gordurosos que você come, pode diminuir a intensidade e a duração das dores.
Comece a utilizar métodos contraceptivos – converse com seu ginecologista sobre qual pode ser o melhor método contraceptivo para você. Alguns deles podem ajudar a diminuir as cólicas menstruais.
Fonte: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/mulher/dismenorreia-ou-colica-menstrual
Encontre medicamentos e muito mais. Pesquise preços, compare e Compre online!
Preços de Medicamentos - ® 2010. Todos os direitos reservados. Administração Webmail PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | ABC DA SAÚDE | CONTATO [email protected] |