Pesquisar
|
Dash: aprenda dieta que controla a hipertensão e pode emagrecer
O método tem resultados comprovados no combate à pressão alta. Além de reduzir o sal nas refeições, ele preconiza a qualidade dos alimentos
A sigla “Dash” vem do termo em inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou Métodos para Combater a Hipertensão, em tradução livre.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a grande novidade dessa dieta foi perceber que diminuir a quantidade de sódio (sal) na alimentação não deveria ser o único “foco de ataque” contra a pressão alta e outras doenças cardiovasculares.
O método foca em melhorar a qualidade dos alimentos consumidos diariamente, o que também ajuda a controlar outros problemas de saúde, como obesidade, colesterol alto e diabetes.
A dieta Dash enfatiza alimentos ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio e cálcio, como frutas e legumes, feijão, nozes, grãos integrais e laticínios. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o método é considerado um avanço importante na ciência nutricional.
Criada há mais de duas décadas, o regime alimentar já tem atuação comprovada na redução da pressão arterial em pacientes com hipertensão e pré-hipertensão. Em 2017, a Dash completou 20 anos e mereceu uma publicação especial na revista científica Jama. Para que a dieta seja utilizada para perder peso, é necessário ajustar o consumo dos alimentos, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas.
Alimentos Permitidos
Os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades são aqueles ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio, cálcio e gorduras insaturadas, como:
– Frutas;
– Legumes e verduras;
– Grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
– Leite e derivados desnatados;
– Gorduras boas: castanhas, amendoim, nozes, avelãs, azeite;
– Carnes magras: peixe, frango e cortes magros de carne vermelha.
Alimentos Proibidos
Os alimentos que devem ser evitados na dieta são:
– Doces e alimentos ricos em açúcar, incluindo produtos industrializados como biscoitos recheados, refrigerantes, achocolatados e massas prontas para bolos;
– Alimentos ricos em farinha branca, como macarrão e pão branco;
– Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes vermelhas ricas em gordura, salsichas, linguiças e bacon;
– Bebidas alcoólicas;
– Além disso, é importante reduzir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio, como cubos de caldo de carne, sopas em pó e comida pronta congelada.
Como usar a dieta Dash para emagrecer
Para usar a dieta Dash para emagrecer, é necessário reduzir a quantidade de alimentos consumidos diariamente, de maneira, que a quantidade de calorias ingeridas seja menor do que as calorias gastas para manter o corpo em funcionamento.
Além disso, outras estratégias para perder peso como aumentar a prática de atividades físicas, tomar chás termogênicos e reduzir o consumo de carboidratos podem ser incluídos na rotina dos que seguem a dieta Dash.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/dash-aprenda-dieta-que-controla-a-hipertensao-e-pode-emagrecer
Encontre medicamentos e muito mais. Pesquise preços, compare e Compre online!
Preços de Medicamentos - ® 2010. Todos os direitos reservados. Administração Webmail PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | ABC DA SAÚDE | CONTATO [email protected] |