Os suplementos alimentares podem ajudar a melhorar os resultados da academia quando tomados da forma correta, de preferência com o acompanhamento de um nutricionista.
Os suplementos podem ser usados para aumentar o ganho de massa muscular, o ganho de peso, para emagrecer ou para dar mais energia durante o treino, e seus efeitos são potencializados quando acompanhados de uma alimentação saudável.
Suplementos para ganhar massa muscular
Os suplementos que ajudam a ganhar massa muscular são à base de proteínas, sendo os mais comuns:
Whey Protein: é a proteína retirada do soro do leite, e o ideal é que seja tomada logo após o treino, diluída em água ou leite desnatado para aumentar a velocidade de absorção de suplemento;
Creatina: tem a função de aumentar a produção de energia pelo músculo, diminuindo a fadiga e a perda muscular que ocorrem durante o treino. A melhor forma de tomar creatina é depois da atividade física;
BCAA: são aminoácidos essenciais para a formação de proteínas no corpo, sendo metabolizados diretamente nos músculos. Devem ser tomados de preferência após o treino ou antes de dormir, mas é importante destacar que esses aminoácidos já estão presentes em suplementos completos como o whey protein.
Apesar de ajudarem no ganho de massa muscular, o excesso de consumo de suplementos proteicos pode sobrecarregar o organismo e causar problemas nos rins e no fígado.
Suplementos para emagrecer
Os suplementos utilizados para emagrecer são chamados termogênicos, e ajudam na perda de peso porque atuam aumentando a queima de gordura, tendo como principal efeito o aumento do metabolismo corporal.
O ideal é consumir suplementos termogênicos à base de ingredientes naturais como gengibre, cafeína e pimenta, como é o caso do Lipo 6 e do Therma Pro. Esses suplementos podem ser tomados antes ou após o treino, ou ao longo do dia para manter o corpo ativo e aumentar o gasto energético.
É importante destacar que os termogênicos que contenham a substância Efedrina são proibidos pela ANVISA, e que mesmo os termogênicos naturais podem causar efeitos como insônia, palpitações cardíacas e problemas no sistema nervoso.
Suplementos para dar energia
Os suplementos para dar energia são feitos principalmente à base de carboidratos, principal fonte de energia para as células do corpo. Esses suplementos também podem ser utilizados quando o objetivo é o ganho de peso, sendo os mais comuns a maltodextrina e a dextrose, que devem ser tomadas antes do treino.
No entanto, quando usados em quantidades excessivas, esses suplementos podem aumentar o ganho de peso e favorecer o aparecimento de problemas como diabetes.
Assim, os suplementos devem ser utilizados de acordo com o objetivo de cada pessoa, e o ideal é que sejam prescritos por um nutricionista, para que seus benefícios sejam obtidos sem colocar a saúde em risco.
Por Carlos Bruce - Personal Trainer