Em um mundo cada vez mais radicalizado, a discussão sobre obesidade e gordofobia deu um nó difícil de desatar. Chamamos duas especialistas para desamarrá-lo
Hoje em dia, é difícil negar que a obesidade causa diferentes problemas de saúde, de diabetes a artrose. Mesmo com os exames em ordem, o excesso de peso afeta a saúde. Mas nada disso justifica discriminar ou fazer pouco caso de pessoas gordas, até porque a gordofobia também abala o bem-estar físico e mental. Discutir abertamente sobre esse assunto é o tema deste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (você pode ouvi-lo logo abaixo).
Fonte: https://saude.abril.com.br/podcast/como-tratar-a-obesidade-sem-cair-na-gordofobia-detetives-da-saude/
Ao longo da conversa, a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), e a psicóloga Rogéria Taragano, do Hospital das Clínicas (SP), deixam claro como a obesidade está longe de ser sinônimo de preguiça ou falta de caráter. Aliás, determinar se a pessoa é saudável ou não somente pela forma física é outro engano.
A partir de casos reais, como o de um artigo de opinião que criticou o lançamento de roupas esportivas plus size da Nike, mostramos como abordar a obesidade sem cair na gordofobia. Não dá para perder!
Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…