A Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto, chama atenção de pais e de todos aqueles que convivem com bebês sobre as dificuldades que englobam o aleitamento materno. No Rio, vários eventos trazem palestras e orientações sobr e o tema.
O termo “maternidade real” busca representar todos os lados de ser mãe: tantos as dificuldades que “ninguém conta” como todas as sensações e experiências enfrentadas por essas mulheres.
Em comemoração à data, o Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, promove o “Primeiro Encontro Falando em Família”. O evento, que acontece de 5 a 11 de agosto, oferece palestras, cursos e conversas sobre o tema, além da amamentação e inclusão social.
A Secretaria de Estado de Saúde oferece aos profissionais da saúde, a partir das 9h desta quarta-feira (7), o XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação no Hospital dos Servidores do Estado, em Saúde, Centro do Rio. O encontro promove debates sobre o empoderamento das mães e pais no aleitamento materno.
Nesta quinta-feira (8), das 10h às 14h, o São Gonçalo Shopping recebe o “Mamaço”. A atividade pretende criar um espaço de diálogo com as mães e responsáveis sobre a amamentação em livre demanda.
Ações voltadas para o aleitamento também acontecem em hospitais de São Gonçalo. Na terça-feira (13), a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo, vai receber atividades a partir das 9h. Na quinta-feira (15), a programação do Polo Sanitário Rio do Ouro começa às 8h30 e, na USF Coelho, a partir das 13h.
A presença do pai no apoio à amamentação será discutida, de 11 a 15 de novembro, no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno. O debate acontecerá no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América. Para se inscrever, é necessário se inscrever no site https://enam.org.br/index.php.
Dificuldades com a amamentação
Em entrevista ao G1, mães contaram que a falta de leite e conhecimento, desconforto, pânico, enjoos, transtornos e decepção são alguns dos principais problemas enfrentados durante o período de aleitamento.
Para a dentista e estudante de medicina Gabriela Ferreira Carvalho, de 30 anos, o processo de amamentação foi curto por conta da pouca produção de leite. Ela é mãe solo e cuida do bebê de três meses, que tem alimentação exclusiva em mamadeira.
O professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcus Renato explicou que a presença paterna é crucial no período da amamentação. Segundo ele, quando a licença paternidade é maior, também aumenta o tempo em que o bebê se alimenta com o leite materno.
"Estudos mostram que mães que não podem contar com a atuação do pai da criança logo depois do parto têm mais problemas de saúde do que mães que têm a presença do pai. Os pais de hoje são diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes e percebem o papel que têm na formação da criança e na amamentação", afirmou Marcus Renato.
Programação do Primeiro Encontro Falando em Família
6 de agosto
Tema: “Amamentação: um processo promotor da autonomia do bebê”
17h – Curso: Amamentação – Dra. Ana Heloisa Gama, médica pediatra
18h – Palestra: Amamentação: processo promotor da autonomia do bebê – Bianca Balassiano – Psicóloga Perinatal
19h – Convidados para o painel de debate: Bianca Balassiano (psicóloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Renata Correa (Diretora de Gente e Performance da Aliansce Shopping Center)
7 de agosto
Tema: “Família e inclusão social. Criança especial: igualdades e diferenças”
17h - Curso: Shantala – Carol Saggioro, instrutora de Shantala e consultora em amamentação
18h - Palestra: Juliana Oliveira, apresentadora do Programa Especial do Canal Brasil
19h - Convidados para o painel de debate: Denise Aragão (Mundo Azul), Débora Azulay (médica), Duda Vaisman (diretor da série “Eu sou assim” do canal GNT)
8 de agosto
Tema: “Infância e tecnologia”
17h - Curso: Oficina do Sono – Bia Rangel, educadora integrativa do sono infantil)
18h - Palestra: Infância e tecnologia – Lais Fleury, coordenadora do projeto “Criança e natureza” do Instituto Alana
19h - Convidados para o painel de debate: Lais Fleury (psicóloga), Maria Teresa Moura (diretora da Escola Sá Pereira), Flávia Lins (escritora autora de livros infantis)
9 de agosto
Tema: “A família no século XXI”
17h - Curso: Curso de reciclagem de avós – Dra. Ana Heloisa Gama
18h - Palestra: A maternidade na contemporaneidade -Chris Nicklas
19h - Convidados para o painel de debate: Gilberto Scofield (jornalista), Reginaldo Freire (pediatra neonatalogista), Leticia Muhana (jornalista carioca. Mãe de filho adotivo).
10 de agosto
Tema: “Pais e filhos. Os limites dessa relação em tempo de aceleração”