Pesquisar
|
JOVEM SERÁ VACINADO CONTRA GRIPE SUÍNA
O Ministério da Saúde anunciou que adultos jovens e saudáveis, na faixa dos 20 aos 29 anos, serão vacinados contra a gripe suína entre março e abril do próximo ano, naquela que deverá ser uma das maiores campanhas de imunização já registradas no País. Entre os idosos, somente os com doenças crônicas, como diabetes e problemas cardíacos (as chamadas comorbidades), deverão receber a imunização. Já os idosos saudáveis continuarão a receber apenas a vacina contra a gripe sazonal, que já é fornecida todos os anos.
Outra novidade é que indígenas também farão parte do grupo prioritário para a imunização contra a gripe suína. A pasta confirmou ainda que profissionais de saúde, grávidas, pessoas de todas as faixas etárias que apresentem comorbidades e crianças de 6 meses a 2 anos deverão ser priorizadas, conforme vinha anunciando.
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage, foram reservadas 83 milhões de doses para a megavacinação, sendo que 50 milhões, o maior quantitativo, para adultos jovens e saudáveis dos 20 aos 34 anos. "Muitos países não ofertaram vacina para essa população", disse o diretor, durante simpósio sobre a pandemia organizado pelo governo paulista. Ele explica que os jovens dos 20 aos 29 anos serão necessariamente cobertos em todo o País, mas em cada região a cobertura poderá variar nessa população, chegando aos 34 anos, por exemplo, caso essa faixa demonstre ser vulnerável. Hage destacou ainda que as prioridades foram definidas com base em reuniões científicas com especialistas de todo o mundo e discussões com representantes das principais especialidades médicas.
O diretor disse que a Organização Mundial da Saúde informou que os produtores poderiam optar por produzir uma das duas vacinas contra gripe para idosos: trivalente (que protegesse contra o vírus pandêmico da gripe e outros dois circulantes) ou bivalente (sem o vírus pandêmico). A pasta optou pela bivalente para que o Instituto Butantã, principal produtor público do País, pudesse usar as cepas do H1N1 na fabricação da vacina contra a gripe suína para quem corre maior risco.
"A população acima de 60 anos teria imunidade, seja porque os mais idosos tiveram contato anterior com o vírus H1N1 ou pela vacinação sazonal", alegou. Não foi decidido se os idosos poderão receber as duas vacinas. "Há possibilidade de que uma interfira na outra." O diretor destacou, no entanto, que a prioridade aos cidadãos que tenham comorbidades permitirá que parte dos idosos seja imunizada.
Durante o simpósio, o epidemiologista Expedito Luna, do Instituto de Medicina Tropical da USP, destacou que a limitação para a vacinação para idosos poderá causar revolta se não for bem esclarecida. Já Luis Brígido, do Instituto Adolfo Lutz, destacou que o vírus suíno predominou sobre o sazonal neste ano. "Não valeria reavaliar?", questionou. Hage disse que, caso necessário, o protocolo será modificado e que haverá campanhas de esclarecimento sobre os grupos-alvo a partir de janeiro.
"O grande desafio é a identificação adequada dos que vão necessitar da vacina", disse Helena Sato, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde paulista. Segundo Hage, sociedades médicas apontarão os indicadores de comorbidades.
NOVO TRATAMENTO
O ministério também adiantou mudanças no protocolo de diagnóstico e tratamento da gripe suína: só casos graves internados farão o teste laboratorial confirmatório para o vírus e será disponibilizado um segundo tratamento, o zanamivir (Relenza), para casos resistentes ao oseltamivir (Tamiflu).
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Qual é o objetivo da campanha?
Evitar formas graves da gripe suína e mortes. Não pretende conter a disseminação do vírus H1N1, que na maioria dos casos é benigno
Quando começa a imunização?
A previsão do Ministério da Saúde é de que a vacinação inicie entre março e abril de 2010
Quem deverá receber a vacina?
Receberão a vacina gratuitamente, à medida que forem entregues os primeiros lotes, profissionais de saúde, gestantes, grupos com comorbidades (doenças crônicas, diabete, doenças respiratórias, cardiopatas), crianças entre 6 meses e 2 anos de idade (duas doses) e adultos jovens e saudáveis dos 20 aos 29 anos (mas essa última faixa de cobertura poderá variar)
Idosos receberão a vacina?
Somente os idosos que apresentem comorbidades. Os demais, saudáveis, receberão apenas a vacina contra o vírus sazonal. Não está prevista a vacinação de todos os idosos porque estudos apontam que eles podem já ser imunes ao vírus
Clínicas privadas fornecerão a vacina para quem pague?
Ainda não se sabe se os laboratórios terão capacidade para abastecer o setor privado
NÚMEROS DA VACINAÇÃO
83 milhões de doses contra o vírus H1N1 deverão estar disponíveis para os grupos prioritários da imunização
50 milhões de doses estão reservadas para adultos de 20 a 34 anos, mas a faixa pode variar por região
6 milhões de doses foram reservadas a pessoas com doenças que elevam os riscos da gripe suína, como diabete
18,7 milhões de idosos saudáveis deverão receber vacina somente contra os vírus sazonais
15/12/2009 - O Estado de S.Paulo Jornalista: Fabiane Leite
Outras informações sobre Influenza A (H1N1)
Portal do Ministerio da Saude: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1616
Encontre medicamentos e muito mais. Pesquise preços, compare e Compre online!
Preços de Medicamentos - ® 2010. Todos os direitos reservados. Administração Webmail PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | ABC DA SAÚDE | CONTATO [email protected] |