Alteração de procedimento no SNGPC para a finalização de inventário – “Ajuste de Inventário”
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, por intermédio de sua Gerência de Produtos Controlados, encaminhou informativo sobre alteração no procedimento de finalização de inventário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
A partir do dia 5 de julho as justificativas para as finalizações de inventários definidas como “ajuste de inventário” passarão a ser exigidas de forma obrigatória em campo adicional no sistema SNGPC.
A modificação será implementada no sistema SNGPC. O Responsável Técnico (RT) deverá preencher este novo campo com a justificativa detalhada (limite de até 1000 caracteres) para a finalização do inventário, esclarecendo se o motivo do ajuste foi, por exemplo, por erro ao registrar os marcadores correspondentes aos produtos ou se trata de erros de digitação identificados após a validação do inventário inicial, (lote, número de registro do medicamento, etc), dentre outros.
A funcionalidade “Finalizar o inventário” - que hoje pode ser utilizada para ajuste, troca de Responsável Técnico (RT), baixa de responsabilidade técnica, encerramento de atividade com controlados ou por determinação da autoridade sanitária - passará a conter, exclusivamente nos casos de “ajuste de inventário”, um campo para a descrição do motivo da operação.
Portanto, a partir do dia 05 de julho de 2016, finalizações por motivo de ajuste com o campo da justificativa em branco não serão aceitas pelo SNGPC.
Segundo a Gerência de Produtos Controlados, o objetivo desta alteração no sistema é permitir uma melhor rastreabilidade, fortalecendo assim, o monitoramento dos produtos. Ainda segundo a Gerência de Produtos Controlados, esta informação será divulgada no Hotsite do SNGPC.
Fonte: http://abcfarma.org.br/midia/alteracao-de-procedimento-no-sngpc-para-a-finalizacao-de-inventario–ajuste-de-inventario.html 01 JUN '15