Pesquisar
|
A importância do tratamento multidisciplinar
O diagnóstico de câncer exige do paciente e de seus familiares uma série de adaptações e mudanças em suas rotinas. É importante saber que, além de todo o cuidado dispensado pelo seu médico oncologista, você também pode contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas mais diversas áreas da saúde(1)
Enfermeiro: é o profissional que está ao lado do paciente em vários momentos e que pode dar orientações sobre efeitos colaterais, sinais e sintomas e outras possíveis dúvidas que surjam durante o tratamento. É ele quem pode lhe orientar sobre os cuidados e precauções gerais da colostomia.
Psicólogo: depressão, ansiedade, medos, preocupações e dúvidas, por exemplo, são sentimentos comuns e, muitas vezes, precisam de cuidado. Para isso, o profissional indicado é o psico-oncologista, cujo objetivo é apoiar emocionalmente o paciente e sua família, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Nutricionista: é o profissional que lhe acompanhará durante e/ou após o tratamento do câncer. Esse profissional pode lhe ajudar a diminuir os efeitos colaterais do tratamento por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. A colostomia também requer orientações sobre quais alimentos e bebidas ingerir e quais evitar.
Fisioterapeuta: é responsável por promover a recuperação físico-funcional do paciente, restaurando movimentos e funções comprometidas durante e/ou após a doença.
Conversando com a família
Conversar de forma sincera e aberta com os membros de sua família é muito importante. Socialmente, o câncer é ainda tratado como um tabu, mas você não precisa agir dessa forma também dentro de sua casa.
É importante que tanto o paciente quanto os familiares fiquem cientes de como será o tratamento e quais seus possíveis efeitos colaterais. Algumas famílias marcam uma consulta especial com o médico para esclarecer todas suas dúvidas.
Lembre-se que, durante o diagnóstico, o tratamento e depois dele, mudanças na rotina familiar e nas funções exercidas por cada membro podem ser necessárias. Converse e decida como as tarefas e funções serão redefinidas. Você não precisa passar por isso sozinho!
Prevenção do câncer de intestino
Prevenir o câncer de intestino significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença.
Para que isso aconteça, muitas vezes, é preciso modificar nossos hábitos. Estas são algumas recomendações gerais:
Adote uma dieta rica em fibras e com pouca gordura de origem animal.
Pratique exercício físico regularmente.
Realize os exames preventivos a partir dos 50 anos de idade: exame de sangue oculto nas fezes, colonoscopia e toque retal.
Se você tiver antecedentes familiares da doença, inicie os exames preventivos de acordo com a indicação e a avaliação do médico.
Não fume.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas ou consuma de forma moderada.
Evite ingerir alimentos com corantes ou conservantes.
Encontre medicamentos e muito mais. Pesquise preços, compare e Compre online!
Preços de Medicamentos - ® 2010. Todos os direitos reservados. Administração Webmail PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | ABC DA SAÚDE | CONTATO [email protected] |